INFORMAÇÕES ADICIONAIS // DESCONTOS

CÂMBIO
Você vai ver 12900 mil reais virar poeira na hora de cambiar... A minha recomendação é que você troque pouco dinheiro em uma casa de câmbio, só o que precisar levar mesmo pra sair do aeroporto e ir pra algum lugar. As taxas de serviço são muito altas. Uma escapatória pra nós, é o TransferWise, um aplicativo de transferências financeiras internacionais. Esse aplicativo é totalmente legal e seguro, por ser um app a taxa de serviço dele é baixíssima. A cada câmbio ele compara com as casas de câmbio e te diz o quanto você economizou. NÃO TENHA MEDO POR SER APLICATIVO. Procure na internet as recomendações. Eu to usando e tá sendo ótimo.
Olhe a cotação todos os dias, ou ative um alerta. Eu olhava/olho 3 vezes ao dia e descobri um padrão que se repetiu todo o mês de Dezembro. De manhã sempre muito caro, de 15h às 18h melhor preço. Depois das 18h sem alteração.
É lógico que ir sem nada na mão é uma péssima ideia, se conseguir troque com colegas que estarão voltando de intercâmbio... Caso não consiga troque o mínimo nas casas.
PELO AMOR DA DEUSA. facebook é ótimo para informações, mas fuja de grupos de troca, rola muitooo golpe, muito mesmo. Não faça nenhuma transação com pessoas que você não conhece.

 CONTA BANCÁRIA - N26
 Pra usar o TransferWise você precisa ter uma conta bancária lá em Portugal. Fudeu? NÃO! Mais uma vez a tecnologia mostrando que não veio só pra fazer memes. Abri uma conta no N26, um banco alemão digital, ele funciona como o NUBANK, que muito conhecem aqui. Mas possui a opção de débito e saque. A conta é aberta por um aplicativo, e tem que mandar uma foto do seu passaporte. A CONTA NÃO TEM NENHUM CUSTO OU TAXA. Precisa ter um endereço de Portugal. No meu caso, eu dei muita sorte, um outro colega do nosso curso estava na universidade que eu estou indo, e ele disponibilizou o endereço dele para receber o meu cartão. Se você for pra Caldas da Rainha, me chame, mesmo se for depois.

 PASSAGEM. 
Olha, não tem técnica, nem segredo, as promoções podem ocorrer em qualquer horário... ouvi muito sobre olhar de madrugada, mas vi pouca diferença. DICA: Se você não quiser morrer de raiva com propaganda pesquise passagem em uma guia anônima. Se você não tiver cartão de crédito: a DECOLAR E A MAXMILHAS aceitam transferência bancária. E a AZUL companhia áerea aceita pagamento por Boleto também. Pesquise em todas! Decolar, Skyscanner, MaxMilhas e as companhias aéreas. Esses três lugares são confiáveis. Os outros SubViagens, Edreams, VI MUITA RECLAMAÇÃO!
Fique atenta(o) as linhas miúdas. Às vezes, você acha um preço maravilhoso, mas não pode levar bagagem o precisa pagar pode cada uma que será despachada.

ENTRE EM GRUPOS DE FACEBOOK. Descolei uma oficina de palhaçaria que vai ser em Março depois de entrar em um grupo de Teatro em Portugal. Procure grupos de estudante da universidade que você vai. Além disso voce ja pode fazer amizades e decolar uma estadia.


ROUPAS Comprar lá pode sair muito, muito mais barato.
A loja famosinha por preços imperdíveis e tudo muito barato é a Primark, e realmente é muito barata mesmo. Entretanto, vale a reflexão: Todo mundo sabe de quem são as mãos que fazem as roupas e de ondem elas vem...
Se você tiver com tempo em Lisboa, vá até uma loja Humana. A Humana é um brechó gigante, há 6 ou 7 em Lisboa. É tudo muito barato também, e as vezes você pega uma roupa com uma qualidade muito melhor pagando metade do preço que pagaria na Primark ou em outra loja...

**Se possuir ID JOVEM viaje de São Paulo, é mais barato. Parte dos voos que saem de BH fazem conexão lá. Uma moça que viajará comigo para Lisboa, vai sair de BH fazer conexão em Campinas e pagou 1600 na passagem. Saindo de Campinas paguei 1200. Sim, vou pegar 8h de estrada, mas são 400 reais economizados.

  COUCHSURFING 
Esse aplicativo é muito massa, ele reúne viajantes e anfitriões, caso você queira conhecer um outro lugar, e esteja com medo de gastar muito com hostel, você procurar pessoas para te hospedarem enquanto você estiver em um lugar, normalmente as pessoas não cobram dinheiro, mas rola uma contrapartida. É bem seguro! Você pode optar por ter um perfil verificado (que custa 60 reais). E toda vez que você hospedar alguém ou ser hospedado você faz uma avaliação e todas as informações ficam disponíveis no perfil da pessoa. Ah, faça um perfil em inglês.
_______________________________________________________________________________

DESCONTOS E GRATUIDADES PARA ESTUDANTES 


Rede Expressos - 20% de desconto para Jovens de até 29 anos.
(Se fizer o cartão Rflex sai mais barato ainda, o cartão é gratuito e o site dá as instruções para fazer. Comprar antecipadamente também deixa mais barato.)
Ex: Passagem de Caldas para Lisboa - 8,30  // Passagem Jovem - 7,30 // Passagem Jovem+RFLEX+Compra antecipada na internet - 6,00

CP - Comboios de Portugal - 25% de desconto para Jovens de até 25 anos.
Até onde eu sei nesses comboios não fica mais barato comprar antes e alguns trechos só podem ser comprados na estação mesmo.

RYANAIR - Desconto de 15% em oito voos + mala de 20kg de graça 
Para fazer uso desse benefício, você precisa possuir a carteirinha ERASMUS, cadastra-la no site da ESNCard e cadastra-la no site da Ryanair e depois seguir as instruções de uso.

FLIXBUS ITÁLIA - 15% de desconto em 10 passagens. 
Se você quiser viajar para a Itália saiba que pode rodar entre as cidade de Flixbus e é mais barato que de trem. Pra fazer uso desse benefício também tem que ter a carteirinha da ERASMUS, entrar no site da ESNCard, fazer o login e resgatar os vouchers de desconto.
ATENÇÃO: Só dá pra usar o voucher comprando passagem pelo app da Flixbus, no site não rola.


MUSEU DO PRADO E REINA SÓFIA ( Madrid/Espanha) 
Ambos são de graça para ESTUDANTES de até 25 anos, então, tem que mostrar carteirinha de estudante, a da ERASMUS vale!
"A carteirinha de identificação da minha universidade vale?" Normalmente não porque não tem data de validade, tem que ser carteirinha de estudante com prazo de validade ou pode ser uma declaração de matrícula + documento oficial com foto.

MUSEU DU LOUVRE E D'ORSAY (Paris/França)
Ambos são de graça para jovens residentes na UE. Nós, com o visto, somos residentes (mesmo que temporários) na UE, então nesses dois museus é só mostrar o passaporte com o visto. Subir no Arco do Triunfo também é de graça para jovens residentes na UE.


MUSEUS EM LONDRES (Inglaterra) 
Apesar de ser uma cidade cara igual o inferno, os museus londrinos são gratuitos para todos, entre eles: Museu Britânico, Museu da História Natural, National Gallery, Victoria and Albert Museum. Eles abrem às 10h, então chegue cedo porque SEMPRE já tem gente na fila.


TOPOGRAFIA DO TERROR E MEMORIAL DOS JUDEUS MORTOS NO HOLOCAUSTO (Berlim/Alemanha)
A Topografia e o Memorial são gratuitos para todos!
PS: O memorial não é apenas os concretos de cimento, tem um museu subterrâneo só procurar pela escada. Também abre as 10h.

MUSEU JUDAICO E MUSEUS DE ARTE (Berlim/Alemanha) 
O Museu Judaico é muito interessante, e o valor do bilhete para estudante é 2 euros! Vale muitíssimo a pena. Os museus de arte estão todos concentrados na Ilha dos Museus, você pode pagar pra ir individualmente em cada um, ou pagar um pacote pra ir em todos. O pacote custa 9 euros para estudantes, e se não me engano são 4 museus. Se você for pagar pelo pacote TIRE O DIA só pra ficar por conta desses museus. Tem que apresentar CARTEIRINHA e pode ser a da ERASMUS. 

MEMORIAL DE AUSCHWITZ (Cracóvia/Polônia) 
Expliquei no post da viagem de Berlim e Cracóvia como funciona a entrada em Auschwitz. Tem a opção gratuita (para todos) e a opção paga. Eu não vejo muita vantagem na opção paga a não ser que você seja o expert fluentão em inglês ou alemão (idioma da visita guiada). Na opção gratuita, você pode comprar um mapa em português. Precisa fazer uma reserva no site com antecedência.

MUSEU NACIONAL DOS QUADRINHOS E MUSEU DE MAGRITTE (Bruxelas/Bélgica) 
Então, aqui a gente começa a desembolsar os eurinhos pra entrar nas atividades culturais. O Museu do Magritte custa 3 euros pra estudantes e o Museu Nacional dos Quadrinhos custa 6. Ambos precisam de comprovação, a carteirinha serve.

MUSEU DE VAN GOGH,  RIJKSMUSEUM, CASA DA ANNE FRANK (Amsterdã/Holanda)
Amsterdã? Paguei só de falar. Esse é sem dúvida o destino mais caro de qualquer passei, embora Paris e Londres sejam capitais caras, a gente não paga pelas visitas culturais. Em Amsterdã, você paga por tudo, se pudessem te cobravam até pra respirar. No Museu do Van Gogh e no RijksMuseum não existe meia entrada pra estudante, menor de 18 não paga, os outros pagam 19 euros... A Casa de Anne Frank e o Museu da Resistência Holandesa são os mais baratos, sendo 10 e 6 euros, respectivamente. Ai você avalia o que quer ver e o que cabe no seu orçamente e no seu tempo. Eu passarei 24h em Amsterdã, então vou escolher apenas um museu pra poder curtir o resto da cidade.
Eu falei no post da viagem de Bélgica, Holanda e Itália como funciona o rolê da casa de Anne Frank, tem reservar uns dois meses antes pelo site.

COIMBRA
Ir pra Coimbra e não visitar a Universidade é o mesmo que não ir a Coimbra. Mas já vou avisando, não tem de graça, mas você pode optar por pacotes com vários prédios, biblioteca e torre. Lembra que pra isso, você precisa de tempo, então se estiver no esquema bate-volta, visite só um lugar.

LISBOA 
Eu não paguei nenhum museu em Lisboa porque fui em Visita de Estudos com o IPL, mas acho que tem uma lenda de serem de graça aos domingos para residentes em Portugal.



Eu não podia deixar de dar uma carteirada agora que tenho a atenção de todo mundo. Pra quem é pobre, quanto mais barata for a viagem, melhor! Sempre penso assim, a forma que conseguimos baratear nossas viagem é o benefício da entrada gratuita nas atividades culturais, e se tratando da Europa que, roubou muita coisa do mundo, escravizou gente, eu acho mesmo que as coisas tem que ser de graça pra todo mundo, principalmente para as as pessoas que vem dos países que mais sofreram com as colonizações, isso é uma forma de "reparação".Embora a melhor de todas seria devolver os objetos furtados pelos antepassados. Mas, apesar de tudo isso, nós precisamos valorizar a cultura! Precisamos valorizar a arte! Então, se você tem 19 euros pra gastar com cerveja, com cigarrinhos, com maconha em Amsterdã, por que você não tem pro museu? Por que de tudo isso é o museu que é "caro"? Por que não valorizar a experiência artística e as reflexões que ela traz? Comprar uma roupinha nova na Primark é muito bom, o valor de uma blusinha de baixa qualidade é o mesmo valor que a entrada no Museu Judaico, a blusinha uma hora vai acabar pra você, mas o que você viu no museu NUNCA MAIS vai sair da sua memória. Então, com muito carinho, eu peço que você reflita sobre a valorização das artes em qualquer lugar do mundo, na Europa ou no Brasil. 



PS. VOU ATUALIZAR ESSE POST QUANDO VOLTAR DA ITÁLIA 

28/06 - voltei da Itália. 

ITÁLIA
Visitei 4 cidades na Itália: Milão, Veneza, Florença e Roma. E apesar de ter achado o país belíssimo com mil e uma referencias artísticas, um sentimento define o que eu passei ao pesquisar sobre os rolês culturais: RANÇO.
Pra começar o berço da cultura ocidental não possui NENHUM tipo de desconto para estudantes internacionais, apenas para cidadãos da UE. Se prepare para um calor do inferno e filas gigantescas.
A maioria das basílicas são de graça. São maravilhosas, então adicione no seu roteiro.
A dica que eu dou é a seguinte: Se você tiver muito pouco tempo, reserve o ingresso na internet, é 2 euros mais caro, mas você evita fila e terá mais tempo pra ver outras coisas.
Sapato confortável, óculos, MUITO protetor solar (eu não levei e se tiver câncer a culpa é de Florença) e muita água...
A segunda dica é a seguinte: Em Roma não existe ingresso individual para o Coliseu, quando você compra é um combo: Coliseu + Palatino + Forum Romano. (é tudo pertinho). A fila do Coliseu é GIGANTESCA, a fila do Fórum Romano é menor (ficamos cerca de 40 minutos nela), então compra no Fórum Romano e vai CEDO.

O ÚNICO LUGAR NA ITALIA QUE TEM DESCONTO PRA ESTUDANTE INTERNACIONAL É NADA MAIS NADA MESMO QUE: Os Museus do Vaticano. 
São 8 museus + a Capela Sistina, o valor é 17 euros, para estudantes é 8,00 euros. Fica aproximadamente, um euro por cada museu. E tipo, VALE MUITO A PENA PORQUE TEM TUDO QUE VOCÊ PENSAR LÁ.
No mais, a Itália foi a viagem mais cara que eu fiz e a que mais tentei economizar, dormi na rua umas três vezes pra não pagar hostel, comemos sempre coisa barata, andamos muito e mesmo assim, mais caro que Londres e Paris.


Nenhum comentário:

Postar um comentário