terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

ESCOLHER AS DISCIPLINAS

Pra quem é artista, estar na Europa é uma loucura! O berço da cultura ocidental, onde nasceu o teatro e diversos dos movimentos artísticos que a gente estuda.
Rolês, a parte. Como escolher o que fazer lá?
Algumas universidades disponibilizam as disciplinas e suas ementas no site, como é o caso do Instituto Politécnico de Leiria, Universidade de Évora, e etc. 
Normalmente, você consegue aproveitar as disciplinas como optativas, com exceção de Montagem (PRÁTICA CÊNICA A). EM Portugal, todos os cursos são chamados de LICENCIATURA (preste muita atenção, porque o que chamam de LICENCIATURA LÁ é o nosso BACHARELADO aqui). 
A maior incidência de matérias práticas estão nos Institutos Politécnicos (Leiria, Porto, Setúbal). Isso não quer dizer que as universidades não tenham, ok?
Quem quer se aprofundar em Produção Cultural (que é a minha escolha) eu sugiro o Politécnico de Leiria (onde vou estar) e Beira Interior.
Há a possibilidade de cursar matérias de outro curso (isso precisa ser consultado no colegiado), estarei cursando materias do curso de Teatro e do curso de Produção e Programação Cultural. 
Infelizmente, essa é uma área pouca estudada e abordada na UFMG, e eu me interesso muito!
Portanto, dê preferência a essas disciplinas, porque além do arcabouço teórico que você vai ter, você pode dar pequenos workshops e compartilhar com os colegas quando voltar!
Existe a possibilidade de fazer Estágio em um festival, evento, etc(mas caso você seja da Licenciatura da UFMG, ele não poderá abater um dos estágios obrigatórios do curso).  

P.S. Se você quiser, coloque na carta de Intenção suas escolhas e as respectivas justificativas, vai ajudar também! 

P.S 2: Caso você não encontre as disciplinas, envie um e-mail para o setor responsável por mobilidade internacional. Se no site da universidade tiver email da coordenação do curso, melhor ainda. Há também a possibilidade de procurar por grupos de estudantes no facebook e pedir a informação :) 

2 comentários:

  1. OI Paula, tudo bem?!
    Como já lhe falei por várias vezes que encontrei contigo no campus( Sou da Pedagogia, madrinha do Fabrício, lembra?!) amei esta sua ideia do blog e vai nos ajudar demais... gratidão eterna. Neste tópico, ainda não seria interessante colocar a quantidade mínina/máxima de carga horária/ disciplinas que temos que pegar em Portugal.
    Gostaria que informasse por favor e fica a dica para acrescentar aqui em seu blog.
    beijos...
    Eva

    ResponderExcluir
  2. corrigindo.....rsrsr
    Neste tópico, ainda não li todo o blog, com isso, e ainda não vi essa informação; com isso, poderia ser interessante colocar a quantidade mínina/máxima de carga horária/ disciplinas que temos que pegar em Portugal.
    Gostaria que informasse por favor e fica a dica para acrescentar aqui em seu blog.

    ResponderExcluir