sexta-feira, 4 de outubro de 2019

ENTÃO, VOLTEI...

Vai fazer quase 4 meses que eu voltei... E eu queria esperar começar a ter um sentimento de saudade do intercâmbio pra falar sobre a volta.
Eu sai de Portugal no dia 11 de Julho de 2019, às 23h30. Dessa vez eu preferi voltar direto pra BH. E a dica do post é: CUIDADO COM CONEXÃO COM POUCO TEMPO DE INTERVALO. 
Meu voo sairia 22h e pouco de Lisboa, mas devido a problemas no trafego aéreo ele foi atrasado em uma hora. Eu chegaria em Campinas 05h45 e a minha conexão pra BH sairia as 7h30.
(Lembra do post que eu disse que 7h30 é o horario que o avião decola, pois é)
Eu quase me fudi muito, não consegui descansar e fiquei muito ansiosa. Cheguei quase 7h e por uma felicidade do destino, a Azul sabia que o voo tinha atrasado e as conexões aguardaram os passageiros, mas eu corri muitooooooo e chorei com medo de perder a porra do voo. Mas enfim, fazer as malas pra voltar foi mais fácil do que eu pensei que seria, eu estava com muita saudade de todo mundo, então não sofri muito. Tirei minha última semana em Portugal pra conhecer o litoral da minha região, fui pra Peniche e Nazaré. Podia estar mais quente, mas é Portugal ahahaha.
Em nenhum momento, estender o intercâmbio foi uma opção pra mim...Eu gostava muito das pessoas com quem vivia, mas faltava muita coisa pra uma completa felicidade. Hoje, eu 05 de Outubro: tô muito cansada, cheia de treta pra resolver, trabalho, voltei para o subemprego. Mas estou muito feliz. E sou muito grata pela experiência fora, agora só vive em mim o sonho de conhecer outras regiões. O que a Europa fez de melhor em mim foi atinar a minha identidade latinoamericana, me emponderei nisso, e esse é meu próximo destino daqui um tempo né.
No fim do post eu vou falar sobre os tramites burocráticos da volta, mas por enquanto vou falar do ato de voltar.
Muita gente sofre. E sofre muito, isso é algo que pode rolar com todas e todos. É preciso estar munido das relações afetivas pra guentar o tranco da volta. Muita coisa muda em 6 meses, pra você e pros outros. Ouça o que rolou por aqui e com os outros e não só fique falando do que rolou com você.
É impossível não comparar, mas tome muito cuidados com as comparações fora de contexto, isso aumenta o seu sofrimento. Não hesite em procurar um psicólogo pra trocar ideia. É bom!
Então, Paula está começando a ter saudades...
Não só de Portugal ou da ESAD, mas da vida de intercambista, uma vida regada de novas experiências, reflexões, cerveja e rolês infinitos. Ficar seis meses sem trabalhar me deixou mal acostumada, voltei a ser garçonete e posso perder o emprego a qualquer momento, porque questiono demais. Fico vendo fotos e revivendo apertos, alegrias, tristezas, sabores, cheiros...
Mas to vivendo aqui também.
Reencontrar amigos, voltar pra moradia da UFMG, reencontrar meu melhor amigo que eu já não via há um ano (pois ele foi de intercambio pra Argentina e quando voltou eu fui) minhas amigas que foram pro Rio, meu bairro todo que ficou na ansiedade pra saber como é lá fora... As tretas, os atos, tudo isso...
Voltar é tão difícil quanto ir. Mas é isso.
Outra coisa pra dizer sobre VOLTAR. O intercâmbio é uma experiência individual, de aperfeiçoamento bancada com grana pública, então é nosso dever espalhar nossas experiências pras pessoas, colaborar pra que outras também possam ir. Meu grande desejo é que fumpistas sejam a maioria entre os que saem pra mobilidade.  Compartilhar a experiência não precisa ser necessariamente ir lá no encontro de mobilidade da dri e falar, pode ser na sua unidade, na sua casa, no seu bairro, no corredor...
____________________________________________________________________
TRAMITES DE VOLTA 
Chegar no aeroporto com antecedência, né? 3h de boas
Lembra quando eu disse que em Viracopos tinham mil guinches da AZUL? Pois é, no aeroporto de Lisboa só tem 3, 2 pra check-in e despacho de bagagem que demoram uma vida e um só pra despacho que é rápido. Então faz o check-in no celular. Procedimentos de segurança, saída do país também passa na migração, mas é bem rápido, liquidinhos no plástico transparente...
Entrou, voou, chegou. A gente passa na migração quando chega, mas se seu passaporte tiver chip (a maioria que foi feita depois de 2017 tem) você passa numa roleta eletrônica, é de boas.
Pega as malas. Depois que pegar as malas passa na Alfandega, onde pode rolar revista aleatória também, então se você comprou coisa cara, computador, máquina, declara pra não dar ruim. Se você como eu só comprou chaveiro e um vinho, passa na area de NADA A  DECLARAR. Depois que passar nisso, você despacha novamente as malas se for pegar conexão ou vai embora direto, só isso.
PS: o melhor de tudo é comer no avião vei, comida de Lisboa pra Campinas e comida de Campinas pra BH. Odeio pagar pau, mas a Azul é muito massa.
_____________________________________________________________________
A saga continua...
Cada um constrói sua experiência de intercâmbio, mas é comum a todas e todos que o desejo de continuar saindo por ai e desbravar o resto do mundo continua aceso e e um desafio manter o fogo aceso no meio de uma rotina tão fudida.
Por tanto, lute para que as mobilidades continuem existindo.
Minha próxima parada é o Uruguai, não sei quando porque conseguir grana agora é outro esquema, mas depois Chile, depois Cuba.
Por fim, desejo a você um feliz intercâmbio, cheio de aventuras, cerveja e alegria!








Nenhum comentário:

Postar um comentário