quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

FUI CONTEMPLADA(O) COM UMA VAGA! E AGORA?

Primeiro, parabéns! Não é fácil. Agora, partiu organizar a outra papelada. A maioria dos alunos precisa ir em /2 por causa da bolsa. Entretanto, a bolsa tem o valor de 12.900 reais. Isso hoje, dia 26 de Novembro de 2018, vale 2817,40 euros.
 Não quero assustar nem desesperar ninguém, mas esse valor é suficiente para você ficar lá e viver lá, sem gastos excessivos. (No caso de Portugal) Segundo meus colegas, a França dos países que costumam ser escolhidos é um dos mais caros. Você vai precisar de arcar com passagem, custo do passaporte, custo com o visto, custo com a documentação do visto (sim, tudo autenticado em cartório, de 4 em 4 reais, você desembolsa uma grana). 
Mas olha, só de ter a grana pra ficar lá, já tá muito lindo. Se você passar pra /1 e como eu, é assistido pela FUMP. Calma! Você tem 3 dias pra confirmar sua vaga. Pense muito, se você vai estar disposto a fazer um mega corre. Se não estiver, tá tudo bem, no próximo ano você tenta de novo. Meu noivo, tentou duas vezes e passou na segunda. 
De cara, eu posso te dizer que não é fácil, e que você precisará muito do apoio emocional das pessoas próximas à você. Se caso você confirmar sua participação, saiba que você vai ter que precisar de 3 competências: DISPONIBILIDADE, PROATIVIDADE E CARA DE PAU. Nós que somos selecionados para /1 temos apenas 6 meses para nos preparar. Tem documentação, corre de dinheiro e um semestre rolando ainda. No meu caso, eu sabia que precisava de no mínimo 16 mil reais. E digo de cara: NÃO ADIANTA IR A DRI. DIGO ISSO DEPOIS DE TER IDO MAIS DE 7 VEZES. Eu sou bolsista de IC, recebo 400,00 reais.

 Minha mãe não tinha a menor condição de me ajudar. E ai, o que eu vou falar agora pode soar com arrogante ou feio da minha parte: Cê tem que se perguntar uma coisa nesse momento: QUEM É VOCÊ? No meu caso, eu me perguntei isso muitas vezes, durante toda a minha graduação, me fiz presente no curso de várias maneiras, no D.A., no C.A. em dois projetos de extensão (um no teatro e um na engenharia química). Fiz IC e formação complementar na Pedagogia. Além disso, antes da minha graduação eu tive a oportunidade de ir em muitos festivais de teatro, o que fortaleceu meu vínculo com as pessoas e a minha rede. Fiz muita coisa, por muita gente... E não, eu não usei desse momento pra “ pedir de volta”. As coisas que eu fiz contaram como bagagem para as pessoas “botarem fé” em mim e no meu projeto. Eu resolvi fazer uma vakinha. Coloquei nela o valor de 8 mil reais a princípio, bati a meta em um mês, e subi pra 10 mil. E fiz meus corres. Mandei email para as entidades estudantis e duas me ajudaram. O DCE e outra que por pedido deles não posso citar, mas não é na Belas Artes. Tanto no texto da vakinha quanto no email, deixe bem explícito, se você quiser fazer... 

QUEM É VOCÊ E PORQUE AS PESSOAS DEVERIAM TE AJUDAR/INVESTIR EM VOCÊ... O texto não precisa ser como o da carta de intenção, mas mostre seriedade, fale o que você já fez, por você e pelos outros. Eu anexei meu lattes na carta, achei melhor para não ficar um texto extenso demais. Mesmo que a Vakinha não cobre contrapartida, ofereça. Esse material que está na sua mão agora, é uma contrapartida  E DIVULGUE COMO SE NÃO HOUVESSE AMANHÃ.

 Só de Vakinha e entidade estudantil foram 13 mil reais Eu vendi 530 rifas no valor de 1 real. 1 real é fácil, todo mundo tem! Tendo disposição você vende até 30 por dia. Todo mundo tem alguma habilidade, a minha é cozinhar e eu moro na moradia, então todos os dias de outubro e novembro eu vendi comida: Macarrão, bolo, salgados, docinho, lanche... e só ai bicho foi 2000 reais e uns quebrados. Vendi bijouteria e artesanato de crochê. Também consegui freelancer como faxineira e garçonete, o que acabou com a minha coluna, mas deu bons frutos, de outubro à Janeiro 4 mil reais. Seja proativo, sério. Esperar que as pessoas venham até você ou se compadeçam é perder tempo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário