quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

A INSCRIÇÃO

Vou falar propriamente do Minas Mundi, caso você tenha interesse em outro programa pode procurar o Léo Azevedo e acessar a página da DRI. Se você deseja fazer um intercâmbio acadêmico através de um Programa da UFMG, pode ir preparando uma boa papelada e se você não a possível, é começar a organizá-la. DRI Você vai precisar visitar o site da DRI muitas vezes. A DRI (Diretoria de Relações Internacionais) é o órgão da UFMG responsável pelos programas de intercâmbios de nós, alunos da graduação da UFMG e pelos programas que recebem intercambistas na universidade. Para saber mais do trabalho da DRI acesse o link disponível na página de LINKS ÚTEIS.
P.S. Tenha muita paciência e disponibilidade, não é um órgão muito acessível. Entretanto se achar que está sendo lesado de alguma maneira procure a Ouvidoria. 


1.1 COMO SE INSCREVER 

Tenha em mente que o processo de inscrição e seu resultado acontecem UM ANO antes do intercâmbio. Neste ano você precisará de toda papelada para submeter a inscrição. Portanto comece se organizar antes, procure edital das edições anteriores, o próximo processo costuma não ser tão diferente. E leia o edital, leia item por item. O Edital NORMALMENTE tem aberto em abril e o resultado Final saído em julho, isso pode sofrer alterações, fiquei ligado no site. A inscrição ocorre em duas etapas como você vai ver no edital. A primeira é só papelada e a segunda é uma Carta de Intenção e um Vídeo.



1.2 O QUE É A PAPELADA?
 Na primeira fase, a DRI tem acesso a sua integralização curricular e te pontua de acordo com ela. Durante meu processo essa foi a divisão de pontos: Você já consegue prever uma pontuação disso daqui. 

A minha foi FAIXA 3. Eu tinha 57% de integralização, fiquei puta da vida, mas bola pra frente. Lembrando, o que envolve a integralização É FEITO PELA DRI, não se preocupe com isso. Outra coisa, com a qual você não precisa correr atrás pra enviar, mas precisar correr atrás pra ter é RSG (Rendimento Semestral Global). 

A DRI faz uma média do seu RSG com o do curso todo e é assim: Nesse quesito eu fiquei com 04 pontos. E tenho RSG 5.00 em 4 semestres. Então aqui, não fique com medo de ter pouco ponto, ele pode ser recuperado em outros lugares. 

 Bom, por fim, há uma análise do seu Histórico enquanto estudante da UFMG. Dica: Sabe aquele certificado de palestra que você foi quando entrou na graduação? GUARDE! Agora é a hora de submeter seus certificados de participação nas atividades acadêmicas, congressos, estágios e etc etc. Cada trimestre comprovado de: Atividades como bolsista (IC, Extensão ou Monitoria) e participação em estágios ou atividade profissional correlata ao curso. VALE 1 PONTO!!!! (EX: eu no ato da minha inscrição comprovei 9 meses de participação no Projeto de Extensão CENÍSSIMAS, obtive 3 pontos.) 

Nas Atividades complementares comprovadas, participar de evento da UFMG (em qualquer condição: ouvinte, participante e etc) VALE 0,5 CADA CERTIFICADO. Apresentação de trabalho em evento científico 01 PONTO POR CERTIFICADO. Publicação referenciada como autor ou coautor 2 PONTOS. NESSA ETAPA SÃO DISTRIBUIDOS 60 PONTOS. OU SEJA, GUARDE CADA CERTIFICADO! E se você possuir poucos, comece a ser mais ativo na Universidade.

p.s. Se você já tem carreira artística guarde os comprovativos de apresentações, minicursos que você deu, festivais que você participou. Lembrando que serão válidos apenas os documentos emitidos após o seu ingresso na UFMG. (Ou seja se você entrou em 2015, e tem um certificado de uma apresentação de 2013, não vai valer).

1.3 CARTA E VÍDEO 

Cada um vale 20 pontos. Muita gente se perguntou para que serve esse vídeo. Ele é uma substituição de uma entrevista presencial que acontecia em processos anteriores. No edital consta o que é avaliado no vídeo e na carta. Isso não tem técnica, mas uma dica que eu dou é: SEJA ACADÊMICO E DEIXE MUITO EXPLÍCITO O QUANTO A EXPERIÊNCIA IMPORTARÁ PARA A SUA FORMAÇÃO E O QUANTO VOCÊ CONHECE A UFMG! 
Pesquise com antecedência a universidade que você deseja ir, você pode colocar isso na sua carta de intenção. Alguns alunos sabem que eu sou palhaça e possuo uma pesquisa ativa nessa área, encontrei uma universidade que possui disciplinas incríveis e coloquei isso na minha carta de intenção. Seja delicado ao justificar e seja mais positivista, muita gente diz que coloca: Porque essa disciplina não tem no meu curso, que anda com problemas, que é ruim por isso e tal...
A DRI não vai ver isso com bons olhos. Sobre o vídeo, o conteúdo não é muito diferente da carta, mas a dica: NUNCA GRAVE SEU VÍDEO EM LUGAR ABERTO! Isso prejudica demais. P.S. LEMBRE-SE QUE SE FOR PRA UM PAÍS CUJO A LÍNGUA NÃO SEJA O PORTUGUÊS A SUA CARTA E O VÍDEO DEVEM SER NA LÍNGUA DO PAÍS QUE VOCÊ VAI. 


Um comentário: