terça-feira, 30 de abril de 2019

SEGUNDA VIAGEM: PARIS/LONDRES (Sozinha!)

Essa viagem acabei planejando sozinha, e fiquei com o cu na mão. Afinal de contas, são duas mega cidades! Uma coisa é ir sozinha pra Lisboa, outra coisa é ir pra Paris e Londres. Ao pesquisar acabei me deparando com muitas informações meio assustadoras em relação às duas cidades, o que me fez dar uma breve surtada. Mas no fim das contas deu tudo certo, e quase não fiquei sozinha, inclusive. 
Vou relatar algumas coisas aqui e dar algumas dicas também. 

Fiquei 3 dias em Paris e 3 dias em Londres. 

A minha dica: CASO VOCÊ VÁ FAZER ESSE ROTEIRO, E SE AS PASSAGENS ESTIVEREM OK. COMECE POR PARIS. 
(P.S. você pode trocar Paris por outra cidade como Bruxelas, Lille, Amsterdã, só veja se há trajetos de bus para Londres)A migração em Londres é muito muito muito chata mesmo, e a de aeroporto costuma inclusive ser mais chata ainda. Quando você vai pra Paris, você tem duas opções baratas pra ir pra Londres: trem ou ônibus. As migrações de trem/ônibus são realizadas quando você está SAINDO DA FRANÇA  e não quando você chega na Inglaterra. São migrações mais rápidas devido ter menos pessoas em ônibus, a minha não demorou nem 10 minutos. Mas são chatinhas também, recomendo que você saiba falar um inglês bem basiquinho pra essa migração, porque eles perguntam e você tem que saber responder, não adianta tá tudo certinho, você tem que saber falar.
vou colocar aqui o diálogo que rolou comigo, o agente pegou meu passaporte:
Agente: De onde você está vindo?
Eu: Paris
Agente: Para onde vai?
Eu: Londres.
Agente: O que vai fazer lá?
Eu: Turismo.
Agente: Quantos dias vai ficar?
Eu: Três 
Agente: Quando vai embora?
Eu: Segunda-feira. 
Agente: Está viajando com alguém?
Eu: Não, estou sozinha. 
Agente: O que você está fazendo na Europa?
Eu: Sou estudante ERASMUS, há um visto no meu passaporte. 

Isso tudo em inglês, e no meio da conversa ele pediu pra ver a passagem de volta e a reserva do hostel. O agente foi muito simpático e educado, viu que eu estava com certa dificuldade de entender algumas coisas então ele falou devagar. Depois que ele viu o visto não perguntou mais nada, carimbou e me liberou. 
Ter um visto pra UE ajuda, estar com tudo em mãos ajuda, mas tem que saber comunicar. Havia uma garota brasileira comigo no ônibus que ficaria em Londres dois dias, e depois ai pra Itália, estava com tudo certinho, mas não falava um "A" em inglês. Ela teve que ficar e esperar por um tradutor, demorou mais de 5h, ela perdeu o ônibus, e conseguiu sair da França quando eu já estava na metade do meu rolê em Londres.  Mesmo que você não saiba, treine algumas respostas.
___________________________________________________________________________

PARIS 
Paris é uma cidade muito linda. O clima da cidade não estava muito feliz, eu acabei indo uma semana depois do incêndio que atingiu a Catedral de Notre Dame...
Quando comprei as passagens ia sozinha de tudo. Mas acabei conhecendo duas meninas no Couchsurfing, e viajamos juntas! Em alguns momentos estive sozinha, e em outros estive com elas. Meu planejamento era estar no hostel sempre às 21h por medo de andar sozinha de noite. Cheguei tarde todos os dias e de quinta para sexta acabei em uma balada com as meninas! Foi muito divertido. 
Não vou dar dica de roteiro, porque acho que isso é muito pessoal. É importante saber que: com o passaporte você não paga em nenhum museu e nem pra subir no Arco do Triunfo. A Torre Eiffel paga e subir na cúpula da Sacre-Coeur também. 
Infelizmente Paris não é como Madrid e usar o transporte público foi necessário. O metrô custa 1,90 e funciona muito bem, te leva pra todo canto, rola baldeação em estação, é muito bom! Eu usei cerca de 6 tickets ao longo dos 3 dias, porque ANDEI MUITO, mas muito mesmo. Caso você não queira andar tanto, você pode comprar o pacote de 10 tickets, cada um sairá por 1,49. 

 Eu me hospedei no Vintage Hostel Gare du Nord, e recomendo. O hostel fica na região de Montmartre (9º arr) , pertinho da basílica da Sacre-Coeur, é uma região muito linda, fica perto do café da Amelie Poulain e do Moulin Rouge, tem estação de metrô pertinho. O hostel é excelente e tem funcionário que fala em português. Fui a pé pro Louvre de lá, 35 min andando. Se hospedar entre o 1º  arr e o 16º arr é bom, porque você fica no coração da cidade e consegue passar menos tempo dentro do metrô. 

Cuidados em Paris: 
Paris é uma cidade gigante, e não é porque tá na Europa que é o paraíso. Tome cuidado com seus pertences. Violência é realmente algo raríssimo por aqui, mas isso não quer dizer que nãohá batedores de carteira e golpistas,ok?
Deixe seu passaporte, notas altas e cartões em uma doleira, por dentro da calça, ali só você mexe. EU comprei uma bolsinha pequena de tira colo e sempre deixei ela na frente do meu corpo, deixei ali, algumas moedas, tickets do metrô, celular e as coisinhas que ia comprando. Não deixe nada nos bolsos, porque o povo pega e você nem vê. Tome esses cuidados principalmente no metrô em horários de pico e nas estações dos pontos turísticos e nos pontos turísticos. Eu tomei essas medidas e nada me aconteceu. É tipo estar no centro de São Paulo, cuidados básicos de capital. 
Sobre os golpes vou deixar um vídeo muito didático de um brasileiro que mora em Paris, me ajudou muito: 
https://www.youtube.com/watchv=Kczl_2N3J2Q&feature=youtu.be&fbclid=IwAR0xLn32Wxx8R6bHKsHJn-5NKlxbj3R0vwQt1_uplkIQqJzuT6bb8iHrSuM
Resumo: NÃO DÊ CONFIANÇA PRA NINGUÉM NA RUA nem mulher nem homem. Sai andando se te abordarem pedindo dinheiro ou assinatura.
Violência não acontece, pode ficar de boas em relação a isso. 

Moovit: 
O metrô de Paris é GIGANTE, tem uma estação a cada 500m e vai pra todo lugar. Apesar do mapa ser muito confuso, o metrô é fácil de usar e tem placas em todos os lugares, é só seguir sem erro. Eu usei esse app além do maps pra me localizar, e foi excelente! Você coloca onde tá e pra onde quer ir e ele te dá as opções.
Dica: Se houver opção de ônibus: VÁ DE ÔNIBUS. (você pode usar o ticket do metrô pra pegar, o ticket é válido para todos os transportes) essa dica é só porque Paris é muito linda e merece ser vista, metrô é debaixo da terra. Se não houver essa opção vai de metrô mesmo ou caminhando. 

Comida: 
O bom e velho fast-food serve bem a cidade. Comemos crepes em carrinhos na rua, por 3 euros. Comi macaroon também, mas prefiro o crepe mil vezes.
_________________________________________________________________________________
PARIS - LONDRES
A França e a Inglaterra estão divididas por águas, e isso normalmente confunde nossa cabeça quando falamos sobre ir de ônibus ou trem para lá, visto que não há ponte. 
Vamos lá, se você optar por ir de trem (Eurostar) o trajeto dura 2h30 e vai por um túnel subterrâneo, por baixo do Canal da Mancha. E é direto. Mas essa opção só compensa se você comprar a passagem com MUITA antecedência. Caso o contrário o ônibus é a opção mais barata. 
De ônibus é um tiquinho mais cansativo, o trajeto dura cerca de 8h. O ônibus vai até Calais (a última cidade do norte francês) lá, descemos e passamos pela migração. O bus aguarda a todos ali perto do posto da migração, depois ele entra dentro de uma balsa para atravessar as águas. O bus entra e os passageiros descem, a gente vai pra uma especie de sala de estar gigante, tem lanchonete, É MUITO LEGAL e dá pra ver o mar. O trajeto de balsa dura 1h30, quando a balsa chega, saimos da sala de estar e voltamos ao bus, neste momento estamos em Doven, a primeira cidade inglesa, de lá até Londres são 2h. 
_________________________________________________________________________________

LONDRES
Eu demorei um tempo pra me acostumar com Londres. Primeiro que a arquitetura e a organização é extremamente diferente de tudo que já tinha visto. Estava muito frio e ventava muito. No meu primeiro passeio que fui no Palácio de Buckingham vi um garoto furtando a carteira do bolso de um senhor oriental que estava tirando fotos, assustei. Mas enfim, de lá fui até a National Gallery, e depois encontrei com a Manu, uma amiga que fiz em Paris e demos um super rolê. Depois de ter sentado em Londres, comecei a adorar a cidade.
Eu me hospedei no Holland House, e foi bom. Primeiro que a localização é excelente, o bus parava na Victoria Coach Station e o hostel era apenas a 3 minutos de lá.Havia metrô e onibus por perto, dava pra fazer muita coisa a pé. Eu também iria para o aeroporto por um bus que saia da Victoria Coach Station, então foi bom. O hostel tem café da manhã incluso e almoço aos fins de semana incluso também. Vá com calma, porque a comida inglesa é muitoooooo diferente e meu estômago estranhou até bolacha de mercado. 

Moeda: A moeda oficial da Inglaterra é a Libra Esterlina, a diferença dela para o euro costuma ser de 0,05.Ou seja 1‎€ equivale à 0,95£. 
Você pode trocar em qualquer lugar, inclusive dentro da balsa ou na estação em Londres. Eu troquei em Paris mesmo. 
Dica: Se estiver usando o N26 você pode pagar com ele também, a diferença é mínima. Precisei carregar o cartão do metrô e paguei no cartão. O valor era 5 Libras e debitou 5,74 euros da minha conta. 

Transporte: O metrô de Londres é caro demais. Por isso recomendo o ônibus, primeiro que é 1,50£ e segundo porque é muitooo legal andar no bus de dois andares, e também a mesma questão de Paris: Londres merece ser vista. 

Todos os museus são gratuitos em Londres. Eu comi Fish and Chips e achei gostosinho. Eu não vi nenhum tipo de golpe em Londres, mas tem batedor de carteira, então os mesmos cuidados que Paris. 

OBS: É PROIBIDO BEBER NAS RUAS. Se for comprar cerveja em mercado consuma em algum lugar fechado, quase tomei uma multa e tive que implorar pro cara que ia jogar fora e que não sabia mesmo.

_________________________________________________________________________________
DICAS AVULSAS: 
*assagem da Ryanair é baratinha, né?
Cuidado com isso, sempre pesquise o aeroporto que o voo desce. Por exemplo, Paris tem 3 aeroportos: Orly (15km do centro), Charles de Gaulle (23km do centro) e Beauvais (68km do centro) 
Os voos da Ryanair sempre param em Beauvais e o transfer mais barato até Paris custa 15,90 euros!
Então às vezes você paga mais caro de transfer do que de passagem aérea. 
Londres a mesma coisa. Mas, Londres tem um macete, que são os ônibus da National Express, eles custam a partir de 2£ e vão para todos os aeroportos. Eu paguei 4£ para ir para Stansted, o aeroporto que a Ryanair usa. A National Express para em várias estações, eu peguei na Victoria porque era perto do Hostel.
Sempre olhe isso.

Para as meninas: Há dois grupos no facebook para mulheres que viajam sozinhas, um deles é o Couchsurfing das Minas na Europa e o outro é Mulheres que Viajam Sozinhas. 
Você pode pedir dicas, colocar seu roteiro e vê se consegue companhia. Foi assim que conheci a Paula e a Manu. É muitooooooo bom!


Palavrinhas no idioma local é pedir pra ser tratado com gentileza.
Eu sei que o inglês é a língua universal do turista. Mas cara, não interessa onde você esteja tentar falar uma coisa ou outra já vai te ajudar a ser tratado com mais educação inclusive. Locais gostam de turistas esforçados. Principalmente em Paris, onde nem todo mundo fala inglês fora dos pontos turísticos. 

Bonjour - bom dia 
Bonsoir - boa noite[Fala: bonsoá]

Désolé/pardon - desculpe
Sil vous plait - por favor [fala: sivuplê]

Désolé, je ne parle pas français. Parle vous anglais? 
(Desculpe, não falo francês. Você fala inglês?)
[Fala: Désolé, je ne parle pas francê. Parle vu anglê?]


Isso vale pra qualquer lugar: França, Espanha, Alemanha. É divertido, inclusive. É aquela história, tamo no Brasil, e eu pelo menos, adoraria que um turista tentasse, do que simplesmente me lascar um inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário