quinta-feira, 6 de junho de 2019

TERCEIRA VIAGEM - BERLIM E CRACÓVIA - Rastros do Holocausto

A primeira vez que eu vi um filme sobre a segunda grande guerra eu tinha 12 anos, A Lista de Shindler. O meu interesse pelo tema nunca morreu, embora eu tenha seguido o caminho da arte e não da história. Essa era a única viagem que eu sai do Brasil querendo fazer. Ela foi muito especial e barata. Eu optei por ir sozinha e não fiz esforço para conhecer pessoas, era uma viagem que eu queria curtir de outro jeito.
Eu escolhi duas cidades: Berlim e Cracóvia. Elas não as mais baratas, mas tem um jeitinho de conseguir baratear: fazer uma "conexão" por conta própria. Um voo direto de Lisboa para Berlim custa em média 45 euros. O que eu fiz foi: comprar um voo até Bruxelas e depois comprar um voo até Berlim, paguei 15 euros de Lisboa até Bruxelas e 21 de Bruxelas até Berlim.
O percurso de Berlim-Cracóvia eu fiz de ônibus, são 8h. E para voltar fiz a mesma coisa, comprei um voo até Bruxelas e um de lá até Lisboa. Então, se o seu destino for mais longe, veja se fazer esse esquema compensa, é mais cansativo, mas economiza.

Dia 09 - saindo de Lisboa 
BERLIM - 10 e 11 de Maio 
CRACÓVIA - 12 e 13 de Maio
Dia 14 - Chegada em Lisboa. 


Com esse tempo você consegue ver coisas específica, que quiser desbravar as cidades, 3 dias em cada já dá.


Planejei meu roteiro com base no meu objetivo: os monumentos do Holocausto. Em Berlim, ainda sobrou um tempinho pra conhecer os outros pontos da cidade. Tudo que envolve o holocausto é gratuito tanto o Memorial dos Judeus quanto a Topografia do Terror. O Museu Jucaico custa 2 euros e vale muito a pena.  A Alemanha lida muito bem com o inglês! Mas é aquela história, as palavrinhas mágicas no idioma local deixam sua experiência muito mais agradável.


OS CUIDADOS COM OS PERTENCES: OS MESMOS QUE FALEI NO POST ANTERIOR. 


Transporte público: Vacila e paga 60 euros numa multa. Não existe catraca no metrô em Berlim. Mas isso não significa que seja uma zorra. Ao comprar o bilhete você precisa validá-lo, guardar e muito provavelmente vão te pedir no metrô e se não estiver validado, é multa. 
Assim que você compra o bilhete, caminha até a plataforma pra pegar o trem, certo? Você vai ver várias máquinas amarelas ou vermelhas e é lá que você valida o bilhete. Você introduz ele no local, ele é carimbado com data e hora e você pega de volta. E GUARDA ATÉ SAIR DO TREM. 
O mesmo procedimento pra usar o busão, você pode comprar o bilhete com o motorista ou apresentar o seu (pode usar o mesmo do met
rô) e valida na maquina dentro do ônibus. 

CRACÓVIA
Prestenção numa coisa, a Polônia usa outra moeda. Felizmente, é uma moeda mais barata que a Libra. O PLN (Zloty Polônes) custa quase o mesmo valor que o real. Tipo R$1,00 equivale a 1,02PLN. No caso, 100 euros equivalem a 460PLN. Eu troquei dinheiro no aeroporto e me ferrei, sugiro que você troque em uma casa de câmbio. Também usei meu cartão N26 e correu tudo bem. Me contaram uma lenda urbana que na Cracóvia ninguém falava inglês... Pois te digo que até o dono da padaria minúscula do lado do meu hostel, falava inglês. 
Eu peguei um ônibus para a Cracóvia às 03h30 da manhã e cheguei na cidade às 11h.
Eu escolhi a Cracóvia pra poder ir em Auschwitz, mas ao chegar na cidade fiquei perdidamente encantada. Foi uma surpresa muito feliz! Eu havia reservado um FreeWalk uns dias antes, e fui fazê-lo no dia que cheguei. Eu reservei com o pessoal do WalkActive, é de graça, mas precisa de reserva no site https://freewalkingtour.com/krakow/. Foi excelente! Em três horinhas vimos os principais monumentos da cidade com informações históricas preciosas.
É PROIBIDO CONSUMIR BEBIDAS ALCOOLICAS NA RUA. Então se você não for sentar em um bar, compra sua bebida e toma no hostel ou escondido. Ja que você provavelmente vai comer e fast food, guarde o copo plastico pra por cerveja, se tiver muito afim de contar histórias de como infringiu a lei na Polônia.

AGORA VOU ENSINAR OCEIS IR PRA AUSCHWITZ SEM TER QUE CONTRATAR AQUELES PASSEIOS CARÍSSIMOS  E DAR ALGUMAS DICAS SOBRE O LUGAR. 

Parece muito difícil e as soluções fáceis existem. Mas custam muitos dinheiros. Um daqueles passeios turísticos para Auschwitz pode custar cerca de 80 a 100 euros. Com um pouquinho mais de trabalho, você pode guardar seu suado dinheirinho para comprar livros e outros materiais sobre o lugar lá mesmo.

Antes de qualquer coisa, reserve.
Você tem duas opções: Visita Individual (Gratuita) ou Visita Guiada (50PLN). Eu optei pela gratuita e caso você também opte saiba que ela só pode ser realizada antes das 10h e depois das 16h.
Faça a reserva no site oficial: https://visit.auschwitz.org/rezerwacja/termin.html?idg=1

Eu recomendo que você reserve o horário de 9h da manhã, e depois vou explicar.
Reservou? Ótimo. E como que chega lá? Então, o Memorial de Auschwitz fica a 70km da Cracóvia (cerca de 1h20), mas é de fácil acesso. Você vai precisar ir até a Estação Central (MDA) (trem e bus) procurar a bilheteria e comprar uma passagem para Oswiecim - Auschwitz Memorial. A bilheteria fica no térreo e o ônibus no piso de cima, então assim que comprar é só subir as escadas e procurar pelo bus que bem fácil de achar. O site que eu vou deixar abaixo, é da companhia de bus que faz o trajeto. Tem os horários e os valores. Nós, estudantes pagamos 11PLN. A passagem de volta você compra na volta com o motorista do bus, ok?

https://www.lajkonikbus.pl/krakow---oswiecim.html

Agora olha só, se você comprar a passagem para 7h10, vai chegar no Memorial por volta de 8h40. Se você reservar seu bilhete do memorial para 9h, é o casamento perfeito! Eu indico a ida pela manhã, porque fica MUITO cheio. Eu cheguei 8h40 e já tinha um bucado de gente. Saí de lá 13h30 e tava bem cheio. 



NOSSA, MAS O LUGAR É GIGANTE, COMO VOU ANDAR LÁ DENTRO SEM GUIA? 
Assim que você chegar e entrar, vai ter uma lojinha do Memorial e lá vende um mapa, que é tipo um livrinho, custa 16PLN e tem em Português (o que eu particularmente acho mais vantajoso do que fazer tour guiado em inglês). O Mapa tem a sugestão de percurso e comentários históricos, é extremamente didático. E não sei se é proposital, mas, o mapa começa o percurso em um ponto diferente do guia, talvez pensaram nisso para a gente não andar com o grupo sem ter pago. Eu acho ótimo, porque sempre pego as salas menos cheias. 



COMO QUE CHEGA NO OUTRO CAMPO?
O Memorial tem dois campos. O primeiro que é o menor e o segundo que é enorme, eles estão a 3,5km de distância um do outro. O Museu disponibiliza um ônibus gratuito para levar as pessoas de um campo para o outro.
Depois que você finalizar a visita no campo 1, você sai, vai até o ponto de bus que você desceu (o bus que veio da Cracóvia) nesse ponto vai ter os horários dos ônibus que levam para o campo 2 (e também dos bus que voltam pra Cracóvia). Ai deu, o horário, você pega, vai no campo 2, visita e pra voltar, pega o ônibus no mesmo lugar que desceu. Qualquer dúvida, tem sempre funcionários à volta.

DICAS
A minha visita durou cerca de 4h. E pensa num lugar que tem que andar pra caramba... Portanto, sapato e roupas confortáveis.  Respeitinho básico com a história do local, cuidado com selfies...
É proibido comer dentro das salas de exposição, mas do lado de fora pode.
Deixe esse passeio para o último dia, porque vai mexer contigo.
Se você for uma pessoa muito sensível ou tiver depressão ou algum complexo de ansiedade, eu não recomendo que faça a visita sozinho. O Memorial tem um gatilho atrás do outro. Eu fiquei muito incomodada e fiquei muito mal, precisei sair da sala, sentar num cantinho e ficar quieta um pouco. Ter alguém com você pode ser muito bom nessas horas.

RECAPITULANDO... 
Reservar o ingresso no site oficial
Ir pra Estação MDA
Comprar a passagem no bus de 7h10
Chega em Auschwitz 8h40
Entra no Memorial e compra o mapa
Visita o Campo 1
Sai do Memorial
Pega o bus pro Campo 2 (no mesmo lugar que desceu do bus que veio da Cracóvia)
Visita o Campo 2
Volta pro Campo 1
Volta pra Cracóvia (compra a passagem de volta dentro do bus)

Eu nunca vou esquecer o que vi em Berlim e em Auschwitz. Algumas pessoas me julgaram "Ai, isso é rolê badvibe"... Bom, nem tudo na nossa história é rolê "Goodvibe" e como já falei aqui, cada um constrói a sua experiência de intercâmbio. Então, se você tem interesse, vá!


Em Berlim, eu fiquei hospedada no CHECK-IN HOSTEL, é barato, perto do centro, e é "ok" nem muito bom e nem ruim.
Na Cracóvia, eu fiquei hospedada no LEMON TREE HOSTEL! Foi maravilhoso! E barato, claro! Fica no centro histórico, pertinho de tudo.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário