sexta-feira, 28 de junho de 2019

ÚLTIMA VIAGEM: BÉLGICA, HOLANDA E ITÁLIA

Então, pessoal, meu último rolê: 3 países, 6 cidades em 10 dias. Eu fui com uma amiga e foi a viagem que a gente mais fez coisas pra economizar e foi a mais cara de todas, porque:
- Junho começa a alta temporada na Europa, férias e verão.
- Destinos: apesar de Londres e Paris serem capitais caras, nós juntamos na mesma viagem destinos muito caros no quesito HOSPEDAGEM E ROLÊS CULTURAIS.
A gente chegou a dormir na rua umas três vezes e mesmo assim, saiu mais caro que todas as viagens que eu tinha feito. A minha cota de gasto diário sempre era até 20 euros. E pouquíssimas vezes eu consegui manter, mas passou pouco.
Eu vou dividir este post por países pra ficar mais fácil de falar o que rolou e de dar dicas.

ROTEIRO:
Bruxelas (Bélgica): 18 e 20 de Junho
Amsterdã (Holanda): 19 de Junho
Milão: 20 de Junho (noite)
Veneza: 21 de Junho
Florença: 22 de Junho
Roma: 23 a 27 de Junho

____________________________________
Bruxelas - Bélgica
Nenhuma atração cultural é de graça, mas com o desconto de estudante ou de jovem elas ficam bem baratinhas. O Palácio da Justiça é de graça, mas não conseguimos ir. Pra comer não é tão caro, e o transporte (se tiver hospedado perto do centro) é desnecessário, dá pra fazer tudo andando.
Bruxelas tem dois aeroportos: Zaventem e Charleroi. Se for possível pega pra Zaventem que é o mais perto da cidade, cerca de 10km, e tem muitas opções baratas até o centro.
O trem demora 20 minutos até o centro, mas custa 9 euros. O ônibus custa 4,50 euros, demora 45 minutos.
Nós nos hospedamos no Albergue da Juventude Van Gogh, foi o hostel mais barato com uma diária singela de 23 fucking euros. Tinha um ótimo café da manhã.
O Museu dos Quadrinhos é bem pertinho, e o centro fica a 15 minutos andando.

Bate e volta pra Amsterdã - Holanda
Amsterdã fica à 3h de Bruxelas de ônibus que é a opção mais barata, aproximadamente 18 euros ida e volta pela Eurolines. (Pode ser que na baixa tenha opção mais baratas).
Achar uma hospedagem em Amsterdã por menos de 20 euros (em qualquer época) é quase impossível.
Um aviso: A única rodoviária que faz Bruxelas-Amsterdã é a GARE DU NORD, que não exatamente segura durante a noite. Como todo mundo já sabe a história de "Europa perfeita" não existe. Essa região se complicou ainda mais por causa de refugiados que estão vivendo nas ruas. Nós compramos uma passagem que saia às 03h30 da manhã de Buxelas, pra chegar bem cedinho em Amsterdã, e eu ouvi todo tipo de coisa ruim sobre a Gare du Nord, e fiquei muito desesperada.
O negócio é o seguinte, se você for ir de Bruxelas e for sair muito tarde da noite: chega no ponto do bus (que é na rua, literalmente) uns 15 minutos antes. Se ficar hospedado onde eu fiquei, pega um uber, é mais ou menos 5 euros, (como eu compro um chip todo mês, eu usei o desconto de primeira viagem e paguei centavos) chegamos lá, tinha algumas pessoas no ponto e no mais tava deserto. O motorista do uber foi muito gentil e espero cerca de 5 minutos conosco e bus apareceu. Sem estresse, sem medo e sem aperto.
A rodoviária que a Eurolines para em Amsterdã não é no centro, tem que pegar metrô e ai vem mais uma dica:
Amsterdã é uma cidade caríssima em todos os sentidos: Não tem museu de graça, hospedagem é cara, comida é cara... tudo é caro. acredito que devo ter pagado até pra respirar lá.
A nossa única opção para conhecer a cidade e pagar pouco era fazer bate-volta.
A dica é a seguinte: a passagem única em Amsterdã custa 3,20. O passe de 24h que dá acesso a todos os transportes públicos custa 8 euros. Nós compramos esse passe por dois motivos: Primeiro que ida e volta pra rodoviária ficaria quase esse valor, e a gente queria economizar tempo pra ver o máximo de coisas possíveis! Eu particularmente acho que vale a pena, a gente deve ter dado prejuízo de tanto que usou esse passe, porque é ilimitado, inclusive.
Qualquer museu de arte em Amsterdã custa 19 euros (O museu nacional, Van Gogh, Casa de Rembrandt) se for pagar pra ir em todos já dá 60 euros...
Queria ir ver Van Gogh? Muito. Mas eu acabei vendo obras dele na Nacional Gallery em Londres de graça, e na Nacional Gallery de Berlim por 5 euros.
Sem contar que a obra que eu mais queria ver está no MOMA em Nova York.
Os museus históricos são mais baratos, nossas opções eram: Casa da Anne Frank (10,50 euros) e Museu da Resistência Holandesa (6 euros).

AVISO: Pra não passar vergonha e não chorar na porta da Casa da Anne Frank. NÃO VENDE BILHETE NA PORTA É SÓ ONLINE E RESERVE COM DOIS MESES DE ANTECEDÊNCIA NO SITE OFICIAL.

Acabamos por ir no Museu da Resistência Holandesa, que foi INCRÍVEL. Super didático e com audio-guia gratuito (o que é raro entre os museus europeus). E é o museu mais barato de Amsterdã.
Nós andamos pelos canais, fomos no bairro vermelho, e depois fomos ver a obra do nosso conterrâneo Eduardo Kobra. O grafite fica meio longe, mas é fácil chegar, tem que pegar uma balsa na estação central de Amsterdã, você atravessa toda a estação e vai sair no lugar das balsas, todas são de GRAÇA, se eu não me engano é a balsa 6 que vai pra lá. A obra é MARAVILHOSA.
Tem o mercado das flores que é um xuxuzim.
Muita gente me perguntou sobre a atividade recreativa em Amsterdã, vulgo maconha.
A maconha é legalizada na Holanda, portanto o comércio é ok.
Onde acha maconha?
É óbvio que apesar de legalizada, o governo não permite uma divulgação pesada e nem faz incentivo ao uso, as lojas que vendem maconha se chamam COFFEE SHOP. Então se você só quer um café, não vá a um Coffee Shop hahahaha.
Eu não recomendo que você fume maconha no meio do rolê, porque como é pura, é muito forte e você vai ficar morgando o resto do rolê.
Eu e minha amiga, optamos por não fumar, mas por comprar um Space Cake, que é bolinho de maconha, e nós comemos antes de entrar no ônibus pra voltar pra Bruxelas. Que briza, mano!
É óbvio que é caro, e tem coffeshop turístico que é ainda mais caro e vem pouca maconha nas coisas.
Nós recomendamos um que nos recomendaram que é super local, vazio e mais em conta que chama Happy Feelings. Você pode comprar o cigarro já bolado com ou sem tabaco misturado e tem mil opções de maconha, ou o mesmo bolinho que nós compramos.
ATENÇÃO: UM BECK PURO CUSTA OITO EUROS E É MUITO MUITO MUITO FORTE. Então cuidado.
É óbvio que você não quer tomar no cu e fuder a sua viagem, então se você for comprar maconha, faça o consumo em Amsterdã ou em outra cidade holandesa! Nem pense em sair do país com isso porque pode dar ruim e muito ruim mesmo.
________________________________________________________

Voltamos pra Bruxelas, fomos pro hostel. No dia seguinte, fomos conhecer os lugares que faltava e depois nos encaminhamos pro aeroporto pra ir pra Itália. Museu de Magritte é mara e baratim.
A cerveja e o chocolate realmente são muito bons!
___________________________________________________________

ITÁLIA

Minha dica pra baratear seu deslocamento pela Itália é fazer um percurso único (descendo ou subindo) entre as cidades que quiser visitar.
Exemplo: Nós chegamos em Milão, fomos pra Veneza, depois pra Florença e depois Roma. No caso, só descemos.

Os principais aeroportos são em Milão e Roma, onde tem os voos mais baratos inclusive, então, faça seu planejando de forma que você não precise voltar pra cidade que chegou ou fazer deslocamentos muito loucos.
Apesar de serem muito pertinho, as regiões da Itália são muito diferentes! E nós escolhemos visitar a capital de cada uma. Pode ser que cidades de "interior" sejam mais tranquilas, porque todas essas cidades que fomos são uma loucura de turista.
Meu sonho de princesa era conhecer a Itália e especificamente Florença, a cidade da Renascença.
Não tivemos nenhum problema muito sério, mas digo logo que: Tudo é um saco e é caro.
A Itália faz um calor do demônio, Florença não tem uma árvore na rua e em Veneza você não pode sentar no chão, te obrigando a sentar num bar e gastar dinheiro. Não tem essa de desconto pra estudante, tudo paga e são HORAS DE FILA, a não ser que você queira reservar o ingresso no site oficial e pagar a mais por isso. Nós tentamos economizar de todo jeito possível, dormimos na rua e quase todos os dias estouramos o orçamento de 20 euros.
Mas enfim, paciência.
Minha dica é: pode ser que as passagens de trem sejam mais baratas que a da Flixbus, se você comprar com uns dois meses de antecedência, mas o percurso é mais rápido, portanto se quiser economizar com hospedagem não vai rolar muito.
O que que a gente fez exatamente: Chegamos em Milão, demos um rolêzinho e fomos para o hostel. De manhã, pegamos um bus pra Veneza, chegamos lá as 10h da manhã, fomos embora no mesmo dia as 21h da noite e chegamos em Florença às 2h da manhã, a estação estava fechada e mas tinha bancos, banheiro, maquina de comida e luz, dormimos no banco mesmo e foi de boa. Quando deu 7h da manhã fomos pro centro da cidade, voltamos pra rodoviaria às 22h da noite e nosso bus pra Roma saia 3h da manhã, mais uma dormidinha no chão... Chegamos em Roma às 6h da manhã e fomos pro AirBNB, passamos 3 dias lá, na hora de ir embora fomos pro aeroporto de Ciampino (que é o mais perto da cidade) e tivemos a feliz surpresa de descobrir que ele fecha de 00h às 04h da manhã, ou seja mais uma dormidinha na rua.
TODAS AS CIDADES (Com exceção de Roma que tem muita coisa mesmo) dá pra conhecer em um dia, no esquema que a gente fez. Nós fomos de Flixbus, porque tava mais barato e demorava mais e isso pra nós significava mais tempo pra dormir de madrugada.
Comida: Você tá no país da massa. Comer pizza ou macarrão ficava quase o mesmo preço que o fastfood BK ou MC, então ÓBVIO que nois entupiu o cu de pizza, macarrão e sorvete. A mais carinha é em Veneza, mas compensa do mesmo jeito.

Atrações culturais: Veneza tudo paga, mas a Basílica de São Marcos é de graça. Florença é a mais cara nesse sentido, a Galeria Uffizi custa 20 euros e o a Galeria da Academia 12 euros. Não tem desconto pra estudante. Eu fui na Galeria Uffizi porque tava chorando na porta e uma moça ficou com dó (acho que rica por sinal) me deu o ingresso de algum parente que não tava muito afim de entrar. Roma tudo paga também, mas é um pouco mais barato. No Vaticano, a basílica de São Pedro é de graça e os Museus do Vaticano custam um único valor de 8 euros (são 8 museus + capela sistina) para estudante.

Transporte: As rodoviárias que a Flixbus pára não são muito perto do centro. Então, a gente precisou pagar em Florença o metro até o centro (foi 1,50) e andou a pé lá. Em Milão, foi a mesma coisa. Em Roma, a gente ficou no AirBNB que era meio longe, então tinhamos que pegar bus sempre, mas não pagamos :) Porque não tem fiscalização no ônibus nem catraca, a gente tava puta de raiva com o preço de tudo então lascou o foda-se e não pagou... Em compensação, o metrô paga, mas é mais pontual... Os ônibus são uma bagunça no sentido de horario e a gente ficou esperando mais de uma hora pra ir pro Vaticano.
Deixei Veneza por último, você deve saber que a cidade sobre a água é bem chatinha de acessar. O transporte público é formado por barcos. A Flixbus tem duas paradas: MESTRE E TRONCHETTO. Mestre é longe pra caralho e Tronchetto é mais perto. Andando de Tronchetto até o centro dá mais ou menos uns 4km. A opção mais rápida é pegar o barco Tagharetto que custa uma facadinha de 7 euros. Nós fizemos o caminho andando e foi massa porque conhecemos muitas coisinhas da cidade.
Na Itália não existe rodoviária fechada, os pontos de bus normalmente são na rua mesmo em frente uma estação de trem. Em Florença demos sorte de ter banheiro, luz e banco e de não ser perigoso.
Milão é bem perigoso e sinistro...

ROMA E PICPOCKETS:
Atenção redobrada em Roma, igual Paris, cuidado em todos os lugares!!!

ROMA E AS FILA DO CARALHO:
Evitar fila? Só se comprar antes e pagar mais caro. Pegar menos tempo de fila no Coliseu tem um esquema. O Ingresso para o Coliseu é vendido em um combo (Coliseu+Palatino+Forum Romano) não tem como comprar separado. A minha dica é comprar o ingresso no Forum Romano porque a fila é menor, ir cedo também pode ajudar.

VATICANO:
Nós não vimos o Chico! Mas se você quiser muito vê-lo tem a possibilidade ir na quarta-feira e vê-lo na Audiência Papal, pra poder fazer isso, você tem que pedir um convite no site do Vaticano com uns dois ou três meses de antecedência, é de graça e o convite chega impresso pra você por correio. MAS SE PREPARA PORQUE ESSE DIA TÁ TUDO UM INFERNO DE LOTADO. A técnica de chegar cedo pode ser um tiro no pé, porque MUITA GENTE pensa assim e acaba que a fila fica até maior. Nós fomos na hora do almoço, chegamos lá as 11h, pegamos uns 30 minutos de fila pra Basílica e uma hora de fila pros Museus do Vaticano.

AVISO 1: A menos que você queira passar muita vergonha e virar o centro das atenções por conta de um esporro de um segurança NÃO TENTE DE NENHUMA FORMA POSSÍVEL fotografar a Capela Sistina, tem muito segurança e eles são muito bravos. Viva o espaço, e aproveite. Se quiser compra um cartão postal da capela, é baratinho.

AVISO 2: Não interessa o quão quente esteja, não pode entrar na Basílica nem na Capela Sistina de roupa curta ou de regata, nem homem e nem mulher. "Ah mas isso é um absurdo, é conservadorismo" Bom, queride, se você quer ir a algum lugar de roupa curta pode ir pra praia invés de uma igreja, né? Se tiver muito calor e você só tenha roupa de alcinha ou regata, joga um lenço por cima dos ombros, ou uma jaquetinha, qualquer coisa. Eu tava de calça capri de malha e regata, na hora de entrar na igreja coloquei uma lenço sobre os ombros, inclusive ajuda a proteger do sol na fila se você for mão de vaca como eu e não tiver comprado protetor solar.